Perguntas Frequentes
O que é a documentação ortodôntica necessária para o início do tratamento ortodôntico?
É uma sequência de exames que são realizados nos centros especializados para confirmação do diagnóstico clínico inicial obtido pelo profissional durante a primeira consulta. Esta documentação deverá conter entre os exames padrão uma sequência de sete fotografias, sendo duas extrabucais e cinco intrabucais, os modelos de gesso (cópia da boca do paciente) e duas grandes radiografias, sendo uma de perfil (telerradiografia de norma lateral) e outra panorâmica (ortopanorâmica), além das radiografias menores, as chamadas periapiacais, das áreas dos incisivos superiores e inferiores.
O que são os aparelhos ortodônticos estéticos? Do que são feitos?
Os aparelhos estéticos são aqueles onde os braquetes (“quadradinhos”) são de um tipo de material que se aproxima da cor dos dentes, e portanto, ficam menos visíveis. Além dos braquetes, hoje também já existem os fios ortodônticos estéticos, bege ou branco, fugindo assim do sorriso metálico que incomoda alguns pacientes. Existem basicamente dois segmentos de aparelhos estéticos, o segmento mais simples é o de policarbonato, indicado para tratamentos mais simples e rápidos. O segmento superior é de cerâmica, sendo este indicado para tratamentos mais complexos, por serem mais rígidos, evitando quebras, além de terem menor pigmentação com o tempo.
Qual a idade máxima para colocar aparelho ortodôntico?
Não existe idade máxima para instalação de aparelhos ortodônticos. O que ocorre é que com o passar da idade, os adultos passam a apresentar problemas periodontais (na gengiva e no osso que sustenta o dente), o que pode limitar, ou dependendo da gravidade, contra-indicar o tratamento. Normalmente os adultos preferem os aparelhos estéticos.
Qual a relação de hábito de chupeta ou sucção digital com o desenvolvimento da mordida? Há tratamento?
A criança que apresentar hábitos de sucção de chupeta e/ou digital (chupar dedo) desenvolve um desequilíbrio muscular, acarretando alterações da forma e tamanho do arco dentário superior (porção óssea), bem como na posição dos dentes anteriores, chamados de incisivos, desenvolvendo um quadro de MORDIDA ABERTA ANTERIOR. O tratamento destas alterações é simples se realizados na infância, ou seja, perto dos 7-8 anos de idades, uma vez que nesta fase a maioria das crianças está trocando os dentes decíduos pelos dentes permanentes.
Qual a diferença entre ortopedia funcional dos maxilares e ortodontia?
Basicamente, ortopedia é uma intervenção por meio de aparelhos odontológicos com o intuito de redirecionar o crescimento craniofacial, ou seja, estimular ou desacelerar o crescimento dos ossos maxila (superior) e mandibular (inferior), além da possibilidade de reposicionar tais estruturas. Já na ortodontia, os aparelhos odontológicos apenas têm ação sobre os dentes propriamente ditos, respeitando a posição das estruturas ósseas.
Qual idade mínima para se começar um tratamento ortodôntico?
O início do tratamento ortodôntico não necessariamente está vinculado ao uso de aparelhos, pois a ação preventiva da Ortodontia, essa por meio de controle, monitoramento do crescimento da criança e desenvolvimento da mordida pode ser muito mais eficaz.